terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VAFTHRUDNIRSMAL

Discurso de Vafthrudnir
(ODÍN):
Dê_me o seu conselho Frigg, devería eu visitar Vafthrudnir?.
Pois eu desejo conhecê-lo e irmanar segredos, em um duelo de sabedoria com o Gigante,
(FRIGG):
Pai dos gerreiros, o conselho de Frigg é que fique em casa. Nenhum gigante iguala, em meu julgamento, a força e conhecimento de Vafthrudnir.
(ODÍN):
Muito tenho viajado e aprendido, e muito tenho perguntado aos deuses. Me arriscarei a visitar a Vafthrudnir, e ver com meus olhos sua morada
(FRIGG):
Incólume seja sua marcha, e sem danos o seu regresso. Que tú pai dos homens, prevaleça em teu duelo com o Gigante.

Assin Odin partiu, e foi pôr-se a prova com o Gigante, para confrontar saber com saber. E no palácio do Pai de Im Ygg, o  temível, entrou.

(ODÍN):
Saudações Amigo! De longe venho visitá-lo, Vafthrudnir. Arde o desejo de conhecer se tú és completamente sábio, ou apenas medianamente sábio, como tenho ouvido.
(VAFTHRÚDNIR):
Quem é tú? Quem se atreve a laçar-me palavras provocadoras? Amenos que nãos sejas, de nós dois o mais sábio, não abandonará este palávio com vida.
(ODÍN):
Meu nome é Gagnrad, e por todo o caminho até tua sala, cheguei necessitado de comida e bebida. Muito tenho viajado, e espero tuas boas vindas, sábio gigante.
(VAFTHRÚDNIR):
Diga-me, Gagnrad, por que falas desde o solo, e não toma asento, já que deves demonstrar quem tem mais conhecimento, se o hóspede ou o velho anfitrião.
(ODÍN):
O homem pobre diante do rico, tratará de falar ou de calar. Mau será o excesso, a quem vier a desafiar o sábio.
(VAFTHRÚDNIR):
Diga-me Gagnrad  - desde o solo podes falar -  diga-me para provar tua ousadia. Como é chamado o cavalo que se arrasta dia a dia sobre a estirpe dos heróis?
(ODÍN):
Skinfax se chama o que desde a aurora dos tempos, arasta-se sobre a estirpe dos heróis. O melhor cabalo é dos Hreidgot, com sua brilhante crina dourada.
(VAFTHDRÚDNIR):
Diga-me agora Gagnrad, digame para provar tua ousadia. Como é chamado o corcel que desde o leste traz a noite que agrada aos Deuses?
(ODÍN):
Hrímfax se chama o que a todos traz a noite que agrada aos Deuses. Espuma de sua boca cai toda manhã, de onde procede o orvalho dos vales.
(VAFTHRÚDNIR):
Diga-me agora Gagnrád, diga-me para provar tua ousadia. Como é chamado o rio que demarca o terreno de gigantes e deuses?
(ODÍN):
Ifing é o rio que flue entre a terra de gigantes e deuses. Livre para sempre haverá de correr, sem jamais congelar-se.
(VAFTHRÚDNIR):
Diga-me agora Gagnrád, diga-me apra provar sua ousadia. Como se chama o local onde Surt finalmente derrotará aos Deuses?
(ODÍN):
Vígrid é o lugar, onde Surt finalmente derrotará aos Deuses. Sem rastros possuí a cada lado, esse é o local assinalado.
(VAFTHRÚDNIR):
És sábio convidado, suba a escada, sentá-te e continúa falando, para ver qual dos dois é em gênio o mais sábio, apostaremos nossas cabeças no desenlace.
(ODÍN):
Diga-me primeiro Vafthrudnir se tua mente te serve bem. Como a terra, como o Céu, um e o outro foram criados?
(VAFTHRÚDNIR):
Do corpo de Ymir se formou a terra, as montanhas de seus poderosos ossos, com o Cránio do Gelado Gigante, o Céu, o Mar Salgado, de seu sangue.
(ODÍN):
Diga-me em segundo Vafthrudnir se tua engenhosidade te serve bem. De onde procede a Lua, de onde procede o Sol, que se movem do mesmo modo sobre os homens?
(VAFTHRÚDNIR):
Mundilfaeri é o pai de Máni, e também do Sol. Eles devem viajar através do céu a cada dia, como uma tarja para os homens.
(ODÍN):
Diz em terceiro, Vafthrudnir, se teu gênio lhe serve bem. De onde vem o Dia, de onde vem a Noite, e suas luas que passam sobre os Homens?
(VAFTHRÚDNIR):
Delling se chama o Pai do Dia, porém a Noite foi gerada por Nor. Lua cheia e nova criaram os Deuses, para contar os Anos.
(ODÍN):
Diga-me em quarto Vafthrudnir, se teu gênio lhe serve bem. De onde vemo inverno ou o cálido verão, como ambos chegam a ser?
(VAFTHRÚDNIR):
Vindsval se chama o pai do Inverno, e Svasud o do Verão.
(ODÍN):
Diga-me em quinto Vafthrudnir, se teu gênio lhe serve bem. Quem dos Deuses ou dos Parentes de Ymir foi o primeira da Primeira Idade?
(VAFTHRÚDNIR):
Nos invernos sem fim antes de que a terra fosse formada, foi então quando Berlgelmir nasceu. Se pai, creio, foi Thrudgelmir, e Aurgelmir, seu avô.
(ODÍN):
Diga-me em sexto Vafthrudnir, se teu genio te serve bem. De onde Aurgermir veio, quem dos gigantes foi o primeiro da Primeira Idade?
(VAFTHRÚDNIR):
Desde Elivágar fluiu o veneno, que se uniu para formar o Gigante. Todos somos filhos seus, procedemos dele, por isso somos tão ferozes.
(ODÍN):
Diga-me em sétimo Vafthrudnir, pois te dizem sábio. Oh tú, Vafthrúdnir, diga-me como teve um filho o gigante, sem o prazer de uma giganta?
(VAFTHRÚDNIR):
Por sua Mão dizem, cresceu um filho, e uma filha também, um pé com o outro engendrou ao giante um filho de seis cabeças.
(ODÍN):
Diga-me em oitavo, pois te dizem sábio, Oh Vafthrudnir! Qual é a tua primeira recordação, seu saber mais antigo, pois tão sábio és gigante?
(VAFTHRÚDNIR):
Nos invernos sem fim antes que a Terra fosse criada, foi então quando Belgermir nasceu. Minha primeira lembrança, é a pedra de moinho na qual colocaram ao sábio gigante.
(ODÍN):
Diga-me em nono, se o sabes Vafthrudnir, pois te dizem sábio. De onde chega o vento, que ondula as ondas, nunca nada o ve.
(VAFTHRÚDNIR):
Hrasvelg se chama, sentada nos confins do mundo, Gigante em forma de Águia, de suas asas dizem que procede o vento, que sopra sobre os homens mortais.
(ODÍN):
Diga-me em décimo Vafthrudnir, pois dos Deuses o destino conheces muito bem. Como Njord é tido por Deus, se erguem altares e templos a seu nome, não tendo nascido um Deus?
(VAFTHRÚDNIR):
Em Vanaheimo moldaram e o deram como oferenda aos Deuses, e ao final dos tempos haverá de voltar outra vez para os Sábios Vanes.
(ODÍN):
Diga-me o décimo primeiro, pois do destino dos deuses muito bem conheces, Vafthrudnir. Quem dos homens na Sala de Odin bater-se-á todos os dias?
(VAFTHRÚDNIR):
Todos os guerreiros mortos na Corte de Odin, se baterão a cada dia. Elegerão ps mortos , depois deixarão a batalha, para sentar-se no Salão.
(ODÍN):
Diga-me em décimo segundo, pois dos Deuses o Destino conheces muito bem, Vafthrudnir. Das Runas dos Gigantes e de todos os Deuses, diga-me a verdade. Oh, Sábio Gigante!
(VAFTHRÚDNIR):
Das Runas dos gigantes e de todos os Deuses, direi o que é certo, pois visitei cada mundo, cheguei até abaixo no Nifhel, onde morrem os homens.
(ODÍN):
Muito tenho viajado, muito tenho indagado, muito aos deuses perguntei. Quem se salvará quando o Fimbulvetr, chegar aos Homens?
(VAFTHRÚDNIR):
Lif e Lifthrasir, mas deverão de ocultar-se no bosque de Hoddmímir. Para alimentar-se comerão o orvalho da manhã, e engendrarão a todos os humanos.
(ODÍN)
Muito tenho viajado, e muito tenho indagado, muito aos Deuses perguntei. De onde virá o Sol ao suave Céu, uma vez que Fenris o tenha devorado.
(VAFTHRÚDNIR):
Alfrodul conceberá uma filha, antes que  seja prendida por Fenrir. A donzela percorrerá o caminho de sua mãe, quando todos os Altos estiverem mortos.
(ODÍN):
Muito tenho viajado e muito tenho indagado, muito aos Deuses perguntei. Quem são as damas que viajam sobre o mar, conheces todas  elas?
(VAFTHRÚDNIR):
Três grandes rios das filhas de Mogthrasir, cairão nos desertos, as Hamingiar vão por todo o mundo, mas os gigantes as engendraram.
(ODÍN):
Muito tenho viajado, muito tenho indagado, muito aos Deuses perguntei. Quem havitará a cada dos Deuses quando o Fogo de Surt se extinguir?
(VAFTHRÚDNIR):
Vídar e Vali morarão alí, quando o fogo de Surt se extinguir. A Módi e Magni pertencerá o Mjollnir, quando Thor for derrubado.
(ODÍN):
Muito tenho viajado, muito tenho perguntado, muito aos Deuses perguntei. Ante quem no final Odin deve cair, quando caírem todos os Deuses.
(VAFTHRÚDNIR):
O Lobo haverá de tragar a Aldafodr. Vídar o vingará. A fria mandíbula do Lobo haverá de se rachar, na luta.
(ODÍN):
Muito tenho viajado e muito tenho indagado, muito aos Deuses perguntei. O que sussurou Odin aos ouvidos de seu filho, antes que Baldher fosse levado a pira?
(VAFTHRÚDNIR):
Somente tú o sabes, o que a muito tempo dissestes aos ouvidos de teu filho. Meus lábios a morte abertos, disseram meu antigo saber, e falaram do Ragnarock.
Com Odin compito em sabedoria, mas tú sempre serás o mais sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário