terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

THRYM


De manhã logo ao acordar, Thor assustado, notou que faltava seu martelo.
Procurou-o em vão, coçando a barba, furioso, por todas as partes de sua casa.
Então, chegou Loki, o Deus das astúcias. Ele dificilmente poderia esconder seu rancoroso sorriso, quando Thor lhe contou seu infortúnio.
"É possível que os gigantes lhe tenham roubado o martelo", insinuou Loki, embora calmo. "Se você quiser, eu investigarei junto a eles". E Thor consentiu. O sagaz Loki pediu a Freya que lhe emprestasse o vestuário de penas, voou para a casa os gigantes e ficou logo sabendo que o gigante Thrym, o rei dos profanos, havia roubado o martelo e o escondera a oito milhas de profundidade da terra.
"Só por um bom prêmio, eu devolverei o martelo", disse o gigante rindo desdenhosamente. "
Só se Freya, a deusa mais bonita, se tornar minha mulher!" Quando Locki passou essa exigência para os Ases, Freya esbravejou de vergonha e fúria, e, com grande preocupação, reuniram-se os deuses e se aconselharam; pois, se Thor não obtivesse o martelo de volta, Asgard ficaria ameaçada e indefesa.
Relutante, Thor foi persuadido finalmente pelo filho mais inteligente de Odin, Heimdall, deus da alvorada, que também é o guarda de Aesgard, para uma astúcia.
Thor deveria usar o vestuário e as jóias de Frigga, e com um disfarce de noiva, mudar-se para a casa do gigante e ele próprio pegar o martelo.
Loki, o deus astuto, pediu a Heimdall que o fosse acompanhando como sua criada. Cheio de alegria, o gigante Thrym recebeu a noiva que se apresentou a ele envolvida em muitos véus e bem disfarçada.
Ele mandou preparar imediatamente um banquete. Eles se sentaram com os convidados em ambiente fechado e se regalaram com  boi assado na gordura e espumoso mel.
Com assombro, Thrym e seus convidados viram como a suposta noiva consumia um
boi inteiro, além de devorar oito salmões e três garrafas de mel.
" Durante oito longos dias minha patroa nada comeu, tão atormentada que está de desejo por você "! disse o inteligente Loki, também, disfarçado de criada, para justificar aquela conduta estranha.
Isso o gigante gostou de ouvir. Com dedos desajeitados ele arejou um pouco o véu para ver o semblante adorável da noiva. Porém, ele ficou horrorizado antes os olhos que flamejavam como fogo ardente.
"Minha patroa", logo esclareceu Loki disfarçado como criada, " há oito noites não fecha os olhos, de tanto desejo por você".
Tal afirmativa deixou Thrym muito contente. Então, ele exclamou ordenando: "Tragam o poderoso martelo de Thor, agora!"
Thor ficou muito alegre de coração, quando puseram solenemente o martelo no colo da suposta noiva, como presente de casamento.
Porém, com uma paixão furiosa, ele agarrou o pesado martelo e lançou-o sobre o gigante Thrym , despedaçando seu crânio e afundando-o na cadeira.
Deflagrou-se então um sangrento confronto, mas, como agora Thor tinha o martelo "Mjölnir", abateu todos os demais gigantes, até que ninguém mais da raça de Thrym sobrevivesse.
O céu sorriu e trovejou, ao mesmo tempo que Thor e Loki se foram radiantes da rude casa dos gigantes, para as alturas de Asgard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário