sábado, 29 de janeiro de 2011


Háils Unsaráim Gudam Ases Jah Vanes
Háils Hansa_dat_Siponjan_Unsar_Galaubeins

A Lenda do Hidromel
O hidromel é uma bebida sagrada por excelência , fabricada a partir do mel , e conhecida como Mead , ou alimento sagrado.
Sempre lia sobre sua utilização em meio a rituais  de nossa tradição. Nunca soube como era feito, até que um dia li sobre a fabricação de Vinho de frutas, e resolvi adaptar usando mel no lugar , e deu certo.
Sei que é muito difícil encontrar locais onde o mesmo é comercializado, ou ainda encontrar o hidromel e não apenas o “licor de mel”, que às vezes é vendido como Hidromel.
O processo de fabricação envolve todo um ritual, não apenas de higiene, mas também mental.
O Hidromel é uma bebida viva. Mesmo após o período de fermentação, ou após a interrupção do processo de fermentação, ele pode voltar a vida e continuar consumindo o açúcar presente no Mel, o que gera um hidromel altamente alcoólico.
Nós Odinistas podemos preparar nosso hidromel em casa, seguindo os cuidados básicos de higiene.
Durante a fabricação, podemos nós utilizar o galdr para encantar o hidromel e consagra-lo aos nossos Deuses. Mas antes é interessante saber sua estória:

Lenda do Hidromel

Após o final da Guerra entre os Aesires e Vanires, os deuses selaram a Paz, cuspindo em um grande jarro ( em algumas lendas, é dito que verteram seu sangue em um jarro). Os Deuses  para evitarem que sua saliva ( ou sangue, conforme a lenda) fosse jogada fora, resolveram criar um ser. A  este foi dado o nome de Kvasir , que era muito sábio, possuindo conhecimento dos Nove mundos, e que se tornou muito conhecido por ter a resposta a tudo que lhe era perguntado.

Viajando pelo mundo e ensinando as pessoas, um dia Kvasir veio a dar na porta dos Anões Fajlar e Galar, que o atraíram para dentro e  o mataram.

Extraíram o sangue do corpo de Kvasir, e a ele adicionaram mel, criando o que eles chamaram de “comida Divina”, que por ser feita do sangue de Kvasir, trazia em si , todo o conhecimento, e dava a quem o bebesse sabedoria infinita!

Os anões guardaram a este precioso tesouro para si.
Porém, os Aesires mandaram um mensageiro procurar por Kvasir, e os anões assustados, disseram que ele havia se trancado e havia morrido durante seus estudos!
Após algum tempo, um casal de gigantes chegou a casa dos dois anões para visitá-los. Os anões mataram ao gigante Gilling e esmagaram sua esposa numa Millstone.
O filho deste casal de gigantes era Suttung, que ao ver a demora de seus pais ao retornar , partiu em sua procura.
Suttung chegou a casa dos anões e os sitiou. Usando de sua inteligência, Suttung os atraiu a um rochedo no mar, e estes vendo que se afogariam, clamaram e pediram por suas vidas.

Prometeram que dariam 3 potes da mágica mistura.
Suttung aceitou e levou os potes para sua casa, que ficava próxima a montanha Hnitbjorg. No interior da montanha ele construí uma câmara e instruiu a sua filha Gunlod para que os guardasse dia e noite. 
Os Aesires descobriram o que realmente havia acontecido a Kvasir. Odin  decidiu que resgataria a preciosa mistura, que era parte de Kvasir.
Para isso ele se disfarçou de Bolvekr.
Então se dirigiu para Jotenhein, e começou a trabalhar em um campo, usando de sua astúcia, rapidamente ganhou a confiança dos outros trabalhadores ao afiar as foices e facilitar o trabalho.
Quiseram inclusive comprar a pedra de afiar. Bolvekr respondeu jogando  a pedra para o alto, e quando todos , na ânsia de pegarem a pedra, de foice na mão, acabaram por se matar uns aos outros.

Bolvekr pegou sua pedra e continuou sua caminhada.
Á noite chegou a casa do gigante Baugi, e pediu por hospitalidade. O gigante já estava nervoso, pois sabia do que havia acontecido aos homens no campo. Onde arranjaria homens para ajuda-lo naquela época do ano?
Baugi era irmão de Suttung. Bolvekr se ofereceu para fazer o trabalho de nove homens, desde que Baugi o ajudasse a obter o Mead de seu irmão Suttung.
Então Bolvekr trabalhou por nove homens até o fim do verão. Quando acabou, ele e Baugi se aproximaram de Suttung e pediram pelo Mead.
Suttung obviamente negou!
Baugi ajudou  Bolvekr a cavar a montanha , já que não haviam conseguido o Mead.
Baugi cavou e por uma vez , tentou enganar a Bolvekr, dizendo que havia chegado a câmara secreta, onde Gunlod guardava os três potes.
Mas Bolvekr percebeu a mentira e fez com que ele voltasse a cavar. Mais uma vez Baugi disse ter chegado à câmara. Bolvekr se aproximou e verificou que era verdade, pois sentiu o ar que provinha da fenda. Rapidamente ele se metamorfoseou em uma cobra, e antes que Baugi o pegasse, entrou no recinto secreto.
Dentro, se transformou novamente em homem e seduziu a Gunlod. Amaram-se por 3 dias, e ao fim deste , Gunlod enlevada pelo seu amor  , estava disposta a dar qualquer coisa a seu amado.
Bolvekr pediu então, por três goles do precioso Mead.
No primeiro gole, ele bebeu um pote. No segundo gole, o segundo pote e no terceiro, depositou todo o mead em sua boca.
Quando estava de posse de todo Mead, ele se transformou numa águia e voou rapidamente para Aesgard. Suttung, ao ver o que havia ocorrido, se transformou também em uma águia e perseguiu a Bolvekr.
A perseguição ocorreu por toda a terra dos gigantes., chegando finalmente até Aesgard. Olhando para o céu, os Aesires viram as águias e correram colocando três potes no chão. Quando Bolvekr passava por eles jogava um pouco do Mead.  Um pouco da bebida caiu no pátio. Esta é a porção para o poeta interior , que todos podem alcançar.
O restante da bebida foi guardada em segurança , e Bolvekr a deu aos Aesires, e ocasionalmente a oferece a um  poeta  habilidoso.



Receita de Hidromel:


Para 5 litros de Hidromel

3,70 litros de água
1,25 litros de mel dos opérculos (1,85g)
fermento biológico (levedura Saccharomyces Cerevisiae Ellipsoideus)
0,05 litros de vácuo a deixar

OBS.: Se não for mel dos opérculos acrescentar:
• 2,05g de ácido tartárico em pó
• 2,05g de pólem fresco
• 5g de subnitrato de bismuto em pó


Como fazer:
Misturar 220ml de água com 30ml de mel, ferver, colocar num recipiente esterilizado e deixar esfriar.
Juntar o fermento e deixar fermentar de 3 a 7 dias. Esta mistura que contém 250ml chama-se Pioneiro.
Depois de transcorrido o tempo de fermentação do Pioneiro, misturar os 3,478 litros de água e os 1,220 litros de mel restantes e ferver por 2 minutos, colocar na garrafa ainda quente para esteriliza-la e deixar esfriar.
Juntar o Pioneiro na garrafa, tampar com rolha esterilizada contendo o tubo de plástico que será mergulhado em um copo de água, ou óleo mineral . Manter em lugar escuro e fresco. Deixar fermentar por 3 meses e pronto!

Receita tradicional:

 A receita mais antiga é a mais simples também:

Junte uma parte de mel, com três partes de água pura, de preferência mineral.

Então, você mistura bem , e bate bastante, até que a mistura fique clara. Então coloque em um vidro esterilizada, e cubra com um pano limpo (eu coloco um elástico para prender). Aí, pode deixar fermentar por no mínimo 7 semanas em local escuro e fresco!
Em cima  vai se formar uma camada de fungos , que deve ser retirada com cuidado. Coloque em um uma garrafa limpa, tampe com uma rolha limpa e  esterilizada.
Com certeza é a receita mais simples, porém a mais fácil, só requer paciência!

Se você quiser um hidromel mais alcoólico, você poderá destila-lo, porém para fins ritualísticos, um hidromel leve é mais recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário