domingo, 30 de janeiro de 2011


GLOSSÁRIO DE DEUSAS E DEUSES


Baldur/BalduR/Balder é o belo deus filho de Odin e Frigg. Foi morto por uma flecha de visco - todas as outras coisas criadas haviam jurado não lhe fazer mal - e desceu ao Hel (inferno) junto com sua esposa Nanna. Após o Ragnarok, ressurgiu novamente. Na verdade a sua função no panteão é mínima, apesar do poder que gerações mais recentes lhe atribuiram através de comparações com Cristo.

Frey/Freyr, filho de Njord, é o patrono da fertilidade, o soberano do reino dos ágeis duendes responsáveis pelo crescimento da vegetação. É o mais nobre dos corajosos deuses e o patrono do sol de verão. A sua principal característica é o seu penis ereto. FreyR era cultuado extensamente por campesinos e a ele eram feitos pedidos de fertilidade a terra, prosperidade e principalmente paz. Como filho de Nerthus e NjorðR, ele era também conhecido como Principe da Paz! Seu nome significa Lorde e a Suécia é considerada sua Terra Sagrada, conforme descrito na Ynglinga Saga!


Freya/Freyja, irmã de Frey, é a mais famosa das deusas e a protetora da guerra do amor e da feitiçaria. Embora Frigg seja a esposa de Odin (uma entre, pelo menos, tres), Freya é tanto a polaridade oposta de Odin quanto a sua parceira mais complementar, embora isto não deva aqui neste caso ser aplicado no contexto sexual.Compartilhou com Odin a morte em batalha, recebendo o primeiro golpe. Ha insinuações de que a mais bela das deusas exercia uma ligeira prostituição pragmática, como quando passou a noite com quatro anões, em uma única noite, para pagar pelo colar Brisingamen que eles haviam feito para ela e por causa disto, tendo sofrido acusações de adulterio por Loki. O fato é que nos nossos mitos, isto é descrito com linguagem sutil e é dito apenas que ela passou as quatro noites com eles. Pode ter acontecido de tudo na caverda, desde sexo (o que é o mais improvavel devido a seu intenso pesar amoroso pela perda da comanhia de seu amado marido citado como Oð), jogo de Xadrez ou até mesmo ter trocado o Brisingamen por conhecimento de Magia Seið.

Frigg/Frigga é a esposa de Odin e a representação da mãe na mitologia nórdica. Conhecida por sua sabedoria, também é famosa por nunca revelar nada a ninguém, nem mesmo ao seu marido. Ela conhecia até mesmo o destino final de seu filho Baldur e tentou heróica e inutilmente impedi-lo. Normalmente Frigg é descrita como uma mulher alta e majestosa, bela em sua veste branca e em suas plumas de garça. Como protetora das mães e das donas de casa do Norte, carregava um molho de chaves no seu cinturão. Abrangendo aspectos complementares da mulher arquetípica, Frigg e Freya tendem a se tornar indistintas em alguns aspectos dos mitos, principalmente para a maioria dos mitógrafos que são do sexo masculino.

Heimdall/HeimdallR é o deus brilhante, guardião da ponte do arco-íris que conduz a Asgard e, como um vigia, possuidor do Gjallarhorn que ele sopra na batalha de Ragnarok. Sua audição é tão sensível que pode ouvir a grama brotando e até mesmo a lã crescendo no dorso de uma ovelha.

Idunna é casada com Bragi, o deus da poesia. É responsável pela saúde dos deuses, que precisam comer uma maçã por dia, vinda do seu cofre de madeira de freixo, para manterem sua juventude e sua força.

Jord/Jorð é a Deusa da Terra. Mãe de ThorR e Frigga.

Loki necessitaria de diversos livros para examiná-lo completamente. Irmão de sangue de Odin, embora na verdade não muito intimamente relacionado, Loki é o trapaceiro do panteão, é o bom e o mau rapaz em uma só pessoa. Ele tanto é um socorro quanto uma ameaça. Em muito dos mitos, aparece como o deus que coloca em apuros as pessoas más, se bem que, relutantemente, também as auxilia. Uma figura belicosa e , como o próprio Odin, tem algum gigante em sua linhagem.

Kvasir Sua função depende de que fonte você tenha lido, como muitos dos Deuses e Deusas Nórdicos. Em um mito, ele é o mais sabio dos Vanir e foi mandado para os Æsir como um refem em um processo de pacificação. Em outra tradição, ele é criado quando os Æsir e os Vanir misturaram seus cuspes em um ritual de pacificação. Ele é o mais sabio dos seres. Mais tarde, ele foi morto por anões que transformaram seu sangue em hidromel, o hidromel da poesia.

Njord é o deus do mar e o protetor dos marinheiros e dos pescadores. Representação paterna do Vanir, ele é o concessor das riquezas, bem como um corajoso e moderado guerreiro. Casou-se com a deusa Skadi, que o escolheu em um concurso, confundindo-o com Baldur, porque tinha os pés igualmente bonitos.

Odin/Oddhin/Oðinn/Wotan/Wode/Oden é o Pai de todos; o protetor dos poetas, dos guerreiros e dos estadistas e o deus da morte,da vitória, da cura, da guerra e da magia. Seu pragmatismo é lendário e tem dado origem a falsas acusações de traição. Carrega a lança Gungnir que nunca erra o alvo e que, no cabo, tem runas que preservam a lei. Cavalga o garanhão de oito patas Sleipnir e reúne guerreiros para lutarem junto com ele no Ragnarok e festejarem em Valhalla (literalmente Valhall, o "salão dos escolhidos", onde donzelas protegidas serviam hidromel (aguardente de mel) e carne de javali aos guerreiros) até que chegue o momento. Conquistou as runas para a humanidade e os Deuses através de um ato de sacrifício pessoal e trocou o seu olho direito por sabedoria. Tem varios titulos como Alfather (Pai de tudo, de todos), Valfather (pai dos escolhidos), Deus encapusado, Deus Mascarado (Grimlord) , Deus caolho, Mestre dos disfarces, Master of Riddles (Mestre dos enigmas), para nomear alguns. Não era o mais popular dos Deuses, pois ele era cultuado mais por estadistas, reis, principes e eleitos por ele do que pela população comum. Lorde Odin é um Deus que escolhe seus protegidos.

Saga: Deusa que bebe com Odin no seu salão Sokkvabekk. Seu nome significa "vidente" e esta conectado com a palavra nordica para historia -- além disso, muitos a chamam de Deusa da Historia. Alguns consideram ela apenas um aspectode Lady Frigga

Snotra: Deusa sabia e gentil. Guerber a chama de deusa da virtude e mestra de todo conhecimento. Ela conhece o valor da auto-disciplina

Syn: Deusa invocada pelos defensores em um julgamento. Ela é outra atendente de Frigga e guarda o portal do palacio de Frigga.

Thor/Thorr/Thunar/Donnar/Thunnor/Vingthor/ VeurR Thor é o filho mais conhecido de Odin. Sua Mãe era Jord, a Deusa da Terra (o equivalente nórdico mais próximo da Deusa Gaya dos gregos). Matar gigantes parece ser mais um passatempo do que uma ocupação para ele, um gigante golpeador de barba ruiva que empunha o martelo mágico Mjolnir. Pouco inteligente, mas com o trovão e o relâmpago em seu arsenal, tem um bom coração e consegue ser popular e talentoso quando necessário. Pela quantidade de tempo que gastou repreendendo seu filho, Odin devia gostar imensamente de Thor. Casou-se com Sif, a deusa do trigo. Quando Loki corta o maravilhoso cabelo de Sif, uma peruca de fios de ouro é providenciada até que o cabelo da deusa cresça novamente. Apesar de ser um Deus Aesir, ele também tem muitas conotações Vanires. Seu martelo é também um simbolo fálico de fertilidade, e juntamente com os vanires, ThorR era e é cultuado por fazendeiros como responsavel pela colheita sendo este Deus das Chuvas, do Trovão e das Tempestades. ThorR foi um Deus mais popular do que Odin. Ele era conhecido como protetor da humanidade das forças da destruição ou os thurses que eram personificados nos mitos como os gigantes que vivem depois da barreira protetora que separa a Terra (Midgaarð) da terra deles. Neste aspecto, ThorR foi e é muito invocado como protetor do heathenismo contra as perseguições sangrentas do Cristianismo. A batalha entre o ThorR Vermelho (Red THOR) e o Cristo Branco (White Krist ou Hvitakrist) chegou a ser épica nos nossos corações. Muitos herois teutônicos como Beowulf foram comparados com ThorR.
__O animal sagrado de ThorR é o bode. Como VeurR Thor, ele é o sacralizador. Seu martelo era considerado um simbolo de sagração de acordos, ou para tornar sagrado um objeto, um lugar ou até mesmo um juramento. Neste sentido, Thor é chamado para limpar o local, objeto ou pessoa de influencias maleficas ou danosas.


Thrud: Filha de Thor. O anão Alvis quis se casar com ela mas Thor o persuadiu a estar acima do solo quando do momento que o sol subisse a tona, tornando este em pedra.

Tyr/Tiw é o deus do combate, o general do panteão, ao passo que Thor é mais o soldado e Odin, o estadista. Apesar de sua nobreza e da reputação de sua conduta honesta, Tyr é forçado a prestar um falso juramento quando o lobo Fenris é preso e, como penalidade, perde para a fera a sua mão direita.

Ull, UllR, Ullr: Deus do arqueirismo e da caça, de acordo com muitos, ele foi um deus dos esquiadores de dos sapatos de neve. Sua arma é um Arco Longo feito de madeira de Teixo e ele viveu em Ydal [Yew Dales]. Ele foi chamado para ajudar em duelos. Ele foi o filho (ou meio filho) dde Thor e Sif (ou Ovandrill, dependendo da fonte). Seu nome, que significa glorioso, é parte de nomes de muitos lugares, e além disto, ele é considerado um deus antigo que foi amplamente cultuado. Acredita-se que em uma certa epoca, ele foi um dos mais altos deuses. É a unica divindade cuja destreza no arco e flecha supera a de Vali, o sagrado vingador!

Vali - Segundo algumas fontes, é o irmão gemeo de Vidar. Em outras fontes, ele é o mais jovem dos filhos de Odin. Sua mãe é a giganta Rind e ele nasceu com o propósito expresso de vingar a morte de Balder ja que os deuses foram incapazes de matar um de sua própria gente. Quanto ele tinha apenas um dia de idade, ele matou Hod. Ele será um dos sete Aesir a sobreviver o ragnarok. Por isso ele se tornou o Deus da Vingança, mas não a vingança vulgar contra qualquer desafeto, e sim a vingança justa. Normalmente quando um de nós é vitima de uma ação danosa feita de forma desonrada e injusta, a ele que nós invocamos para lançar suas terriveis flechas no coração do desgraçado ser que irá enfrentar sua ira.

Vidar - Ele é filho de Odin e Grid (uma giganta),e tem um irmão gêmeo chamado Vali. Ele mora em Vidi. Ele foi um dos deuses mais fortes e também pode ser considerado um deus de vingança. No ragnarok ele vingará seu pai matando Fenris. Ele é um dos Aesir que sobreviverá a batalha final.



GLOSSARIO GERAL




AESIR: Principal raça dos deuses de Asgard. Os Aesir são liderados pelo deus Odin. Eles travam uma guerra com a raça de deuses da fertilidade chamados Vanir, que são depois integrados aos Aesir.

ALFHEIM: Região de Asgard onde moram os Elfos Luminosos.

AMSVARTNIR: Grande lago em Asgard em cujo centro fica a Ilha Lyngvi, onde os deuses aprisionam o lobo Fenrir.

ANGRBODA: Giganta amante de Loki, com o qual gerou as três monstruosidades Jormungand (a serpente de Midgard), o lobo Fenrir e Hel (a Morte).

ANÕES: Habitam a região de Midgard chamada Nidavellir. Segundo consta, os anões nasceram dos vermes que comiam as carnes do gigante Ymir. Os anões são requisitados pelos deuses para trabalhos de ferreiro e de ourivesaria - são peritos em ambos e exímios artífices. Eles também são capazes de misturar magia em suas criações: são eles que confeccionam as cadeias com as quais os deuses conseguem finalmente aprisionar o lobo Fenrir.

ASGARD: O primeiro dos três mundos do universo nórdico. É o reino dos deuses. Em Asgard está situada Valhalla, o palácio dos guerreiros mortos em batalha. Também em uma região de Asgard está Vanaheim, a terra dos Vanir e Alfheim, a terra dos Elfos Luminosos. Em Asgard estão também os palácios de cada um dos deuses, como também Gladsheim, o grande santuário na Planície de Ida.
ASK: O primeiro homem, criado por Odin a partir de um freixo.

AUDUMLA: [ver foto] Vaca do início da criação. Ela alimentou o gigante Ymir e, lambendo o gelo para alimentar-se, trouxe à luz Buri, que gerou Bor, que gerou Odin, Vili e Ve.

BERSERKS: Guerreiros que ficavam como que enlouquecidos durante as batalhas e atacavam sem nenhum medo de morrer. Acreditava-se que eram protegidos por Odin. Em inglês existe a expressão "to go berserk," que quer dizer "ficar violento, enlouquecido, incontrolável."

BIFROST: A Ponte do Arco-Íris. Ponte de luz que liga o primeiro mundo, Asgard (o mundo dos deuses), ao mundo-do-meio, Midgard. Bifrost é guardada pelo deus Heimdall. Com a chegada do Ragnarok, Bifrost irá ruir.

BILSKIRNIR: O palácio do deus Thor em Asgard.

BRISINGS, COLAR DE: Colar maravilhoso feito por quatro anões com os quais a deusa Freyja dormiu para consegui-lo.

BRUDABLIK: O palácio do deus Balder em Asgard.

BRÜNNHILDE: A líder das nove Valquírias. Por ter desobedecido uma ordem direta de Odin, Brünnhilde perde a imortalidade. Odin fá-la adormecer sobre uma pedra no alto de uma montanha e cerca todo o local com fogo. Ela deverá ficar dormindo ali até que um guerreiro destemido atravesse o fogo, desperte-a com um beijo e despose-a. Esse guerreiro é Siegfried.

CACHOEIRA DE FRANANG: Cachoeira em Midgard onde Loki é capturado quando metamorfoseado em salmão.

CREPÚSCULO DOS DEUSES: (Em alemão, Götterdämmerung) É a quarta ópera da tetralogia de Richard Wagner "Der Ring des Nibelungen," que narra a morte de Siegfried e de Brünnhilde. Crespúculo dos Deuses é a tradução da palavra Ragnarok.
DER RING DES NIBELUNGEN: (O Anel dos Nibelungos) Tetralogia operística de Richard Wagner, composta por quatro óperas que, apesar de poderem ser vistas separadamente, estão ligadas, formando uma história contínua. Para escrever o libreto, Wagner baseou-se em várias fontes, o "Nibelungenlied", o "Edda" e a "Volsunga Saga". A primeira ópera intitula-se "Das Rheingold" (O Ouro do Reno) e abre com uma cena no fundo do rio Reno, onde um monte feito de ouro é guardado pelas três Donzelas do Reno (Woglinde, Wellgunde e Flosshilde). O ouro é capaz de dar a quem o possuir imenso poder, desde que essa pessoa renegue o amor. O anão Alberich faz exatamente isto, apodera-se do ouro e faz com ele um anel mágico. Enquanto isto, os dois gigantes, Fasolt e Fafner, que acabaram de construir Valhalla para os deuses, agora pedem o pagamento: a deusa Freyja. No lugar de Freyja, os deuses propõe aos gigantes dar-lhes o ouro do reno e o anel mágico que confere poder. Wotan (Odin) e Loki confiscam o ouro e o anel de Alberich, mas não sem antes Alberich amaldiçoar o anel. O ouro é dado aos gigantes, mas Wotan está hesitante em separar-se do anel amaldiçoado. Erda, a deusa da Terra faz uma predição do fim dos deuses no Ragnarok. Wotan cede, dá o anel para os gigantes e a maldição causa logo efeito, pois Fafter mata Fasolt e transforma a si mesmo em um dragão que passa a guardar o ouro. Os deuses, então, sobem pela Ponte do Arco-Íris em direção a Asgard.
A segunda ópera se chama "Die Walküre" (A Valquíria). Planejando recuperar o ouro do reno, Wotan cria na Terra uma raça de semideuses da qual deverá sair o herói capaz de tal feito. Desta raça sobressaem-se os irmãos Siegmund e Sieglinde, que crescem separados, sem saber da existência um do outro. Quando eles finalmente se encontram, Sieglinde já é casada com com Hunding. Os dois irmãos apaixonam-se e fogem, deixando furiosa a esposa de Wotan, Fricka (
Frigg), que é a deusa do matrimônio e sente-se pessoalmente ultrajada. Fricka exige que Wotan mate Siegmund. A contragosto, Wotan aquiesce e manda que Brünnhilde traga Siegmund para Valhalla. Sabendo do desgosto de Wotan, Brünnhilde resolve proteger Siegmund, o que deixa Wotan furioso e este faz com que Hunding mate o herói, enquanto Brünnhilde foge levando Sieglinde já prestes a dar a luz a Siegfried. Como punição por sua desobediência, Brünnhilde perde sua imortalidade e Wotan fá-la dormir no alto de uma montanha cercada por um fogo mágico que só poderá ser vencido por um herói destemido. Esse herói será Siegfried.
A terceira ópera intitula-se "Siegfried." Depois da morte de sua mãe, Siegfried é criado pelo anão Mime. Siegfried odeia Mime, mesmo sem saber que Mime o está criando apenas para que ele, quando crescer, mate o dragão Fafner de modo que ele, Mime, possa apoderar-se do anel mágico. Siegfried forja os pedaços de Nottung, a espada mágica de seu pai e recupera-a. Com ela, ele mata o dragão Fafner. Um pingo do sangue do dragão cai na mão de Siegfried e este leva-a à boca. Imediatamente, Siegfried passa a compreender a linguagem dos pássaros. Estes contam-lhe sobre a existência do anel no interior da caverna e sobre as intenções malévolas de Mime. Siegfried apodera-se do anel e mata Mime. Os pássaros falam-lhe, então, sobre a mulher encantada que dorme no alto da montanha cercada de fogo. O herói, então, parte para lá, atravessa o fogo e desperta Brünnhilde para com ela casar-se. A ópera termina com um maravilhoso dueto de amor entre Brünnhilde e Siegfried. Entretanto, o herói tem no dedo o anel amaldiçoado.
A última ópera chama-se "Götterdämmerung" (O Crepúsculo dos Deuses). Siegfried deixa o anel com Brünnhilde e desce o reno em busca de aventura. Ele chega ao castelo de Gunther que lá vive com sua irmã Gutrune e seu meio-irmão Hagen, que é filho do anão Alberich - e que, naturalmente, cobiça o anel feito por seu pai. Hagen dá a Siegfried uma poção mágica que faz com que este esqueça-se de Brünnhilde e apaixone-se por Gutrune. Em troca da mão de Gutrune, Hagen propõe que Siegfried consiga para Gunther a mão de Brünnhilde. Com um elmo mágico, Siegfried assume a aparência de Gunther que, atravessando o fogo, reclama a mão da Valquíria. Mais tarde, no castelo de Gunther, Brünnhilde acusa Siegfried de infidelidade e ambos juram sobre a lança de Hagen estar dizendo a verdade. Numa caçada, Siegfried é morto por Hagen, pelas costas, e é levado de volta para o castelo ao som de uma maravilhosa Marcha Fúnebre. Siegfried é colocado sobre uma pira para ser cremado. A Valquíria tira o anel do dedo do herói e o põe em seu próprio dedo. Quando as chamas começam a devorar o corpo de Siegfried, Brünnhilde lança-se nas chamas e morre com ele. O rio sobe até eles e as Donzelas do Reno tiram o anel do dedo de Brünnhilde. Hagen pula na água tentando recuperar o anel e morre afogado. A ópera termina com uma visão do céu em chamas e Valhalla sendo consumida pelo fogo. É o fim do reino dos deuses. É a chegada do Ragnarok.
Toda pessoa que gosta de mitologia deve ver esta obra de Wagner. É uma história belíssima de deuses e heróis, sublinhada por uma música absolutamente divina.

DRAUPNIR: Anel mágico (segundo alguns, é um bracelete) feito pelos anões para o deus Odin. Draupnir tem por característica produzir, a cada nona noite, oito anéis de igual peso. É um símbolo de riqueza e fartura.

DROMI: Nome da segunda corrente confeccionada pelos deuses para tentar prender o lobo Fenrir.

EDDA: (Significa "Avó") Poema épico escandinavo que narra as sagas dos deuses nórdicos. Existe um Edda Poético, de autor desconhecido e o Edda em Prosa, datado do século XIII, escrito pelo historiador islandês Snorri Sturluson (1178-1241).

EINHERJAR: São os heróis mortos em batalhas que são recolhidos pelas Valquírias e levados para Valhalla, onde eles passam os dias fazendo justas entre si e as noites banqueteando-se no grande salão, presididos pelo próprio Odin. Os Einherjar serão acionados no Ragnarok para lutar ao lado de Odin contra as forças do mal.

ELLI: (A Velhice) Durante uma visita a Jotunheim, Thor é instado a lutar com ela (sem saber de quem se trata) e quase consegue vencê-la. A saga demonstra o extraordinário poder de Thor.

EMBLA: A primeira mulher, criada por Odin de um olmo.

FARBAUTI: Gigante, pai de Loki.

FENRIR: Cria de Loki com a giganta Angrboda. É um lobo monstruoso que é acorrentado pelos deuses até o advento do Ragnarok, quando ele se soltará e causará grande devastação antes de devorar o próprio Odin.

FONTE DE HVERGELNIR: Fonte que situa-se na base da terceira raiz de Yggdrasil, a que mergulha em Niflheim. Esta fonte dá origem a onze rios.

FONTE DE MIMIR: Fonte que situa-se na base da segunda raiz de Yggdrasill, a que mergulha em Jotunheim. As águas desta fonte dão sabedoria a quem delas bebe. Odin deu um dos seus próprios olhos para ter o privilégio.

FREKI: Nome de um dos dois lobos de Odin - o outro chama-se Geri. Consta que os lobos estão sempre com Odin e que quando este está à mesa, ele lhes dá toda carne com que é servido, já que ele só se alimenta de hidromel.

GARM: Grande cão que é acorrentado pelos deuses numa caverna na entrada de Niflheim. Ele se libertará com o Ragnarok e atacará o deus Tyr. Na luta, ambos morrerão.

GERD: Giganta de gelo cuja beleza encantou o deus Freyr que acabou por desposá-la.

GERI: Nome de um dos dois lobos de Odin - o outro chama-se Freki. Consta que os lobos estão sempre com Odin e que quando este está à mesa, ele lhes dá toda carne com que é servido, já que ele só se alimenta de hidromel.

GIGANTES: Foram criados antes dos deuses. Como na mitologia grega, representam o caos que os deuses eliminam e implantam a ordem.

GINNUNGAGAP: Na cosmogênese nórdica, é o abismo que havia entre o gelo do norte e o fogo do sul. Neste abismo, cheio do gelo derretido pelo fogo, surgiu a vida.

GJALL: A grande trompa pertencente ao deus Heimdall e que ele fará soar para convocar os deuses para a batalha final entre o bem e o mal com o advento do Ragnarok.

GLADSHEIM: (Lugar de Alegria) É o santuário dos deuses na Planície de Ida, em Asgard.

GLEIPNIR: Corrente feita pelos anões para prender o lobo Fenrir. Ela parece uma fita de seda; porém, depois de amarrado com ela, quanto mais Fenrir luta para livrar-se, mais forte ela fica e mais ele se enreda.

GULLINKAMBI: Nome do galo que desperta os Einherjar em Valhalla. Ele cantará também como alarma para os deuses com a chegada do Ragnarok.

GUNGNIR: Nome da lança mágica de Odin. Gungnir foi feita pelos anões e tem a seguinte peculiaridade: jamais erra o alvo.

HATI: Lobo que persegue a lua e que vai conseguir devorá-la no Ragnarok.

HEL: Cria monstruosa de Loki com a giganta Angrboda. Hel é metade branca e metade negra. Odin precipitou-a no mundo dos mortos para ser a sua guardiã.

HEL: Cidadela que fica em Niflheim, o reino dos mortos. Os mortos em geral vão para Niflheim, mas os maus vão direto para Hel.

HIMINBJORG (Penhascos do Céu): Nome do palácio do deus Heimdall em Asgard. Himinbjorg fica perto de Bifrost, a Ponte do Arco-Íris.

HLIDSKJALF: Nome do trono de Odin em seu palácio Valaskjalf, em Asgard. Sentado em seu trono, Odin consegue ver o que acontece em todos os nove mundos.

HUGINN (Pensamento, Entendimento): Um dos dois corvos de Odin - o outro se chama Muninn (Memória). Os corvos voam pelos nove mundos e, ao voltar, dizem no ouvido de Odin tudo o que viram e ouviram.

HYMIR: Gigante que possuia um imenso caldeirão com 5 milhas de profundidade o qual foi confiscado por Thor para nele ser preparada a cerveja dos deuses.

IDA, PLANÍCIE DE: Grande planície central de Asgard, onde fica situado o santuário dos deuses chamado Gladsheim.

JORMUNGAND: Cria monstruosa de Loki com a giganta Angrboda. É uma serpente gigantesca que, logo que nasceu, foi precipitada por Odin no oceano que circunda Midgard. A serpente cresceu tanto que contorna toda a Terra até morder a própria cauda.

JOTUNHEIM: Reino dos gigantes, que fica em Midgard. Sua cidadela é Utgard. Várias sagas dos deuses têm Jotunheim como palco.

LAEDING: Nome da primeira corrente com que os deuses tentam, sem sucesso, prender o lobo Fenrir.

LIF: Homem que surgirá de dentro da grande árvore Yggdrasill após o Ragnarok e que, com a mulher Lifthrasir, também surgida da árvore, repovoará a Terra.

LIFTHRASIR: Ver Lif.

LYNGVI: É uma ilha situada no centro do Lago Amsvartnir, onde o lobo Fenrir, é acorrentado pelos deuses até o advento do Ragnarok.

MAGNI: Filho de Thor e da giganta Jarnsaxa. Ele e seu irmão Modi herdarão Mjollnir, o martelo de Thor, após o Ragnarok.

MIDGARD: A Terra do Meio. É o segundo nível do universo, segundo os povos nórdicos. Os três níveis são: Asgard, o reino dos deuses; Midgard, o reino dos homens; e Niflheim, o reino dos mortos.

MJOLLNIR: Nome do martelo do deus Thor. Mjollnir foi feito pelos anões Brokk e Eitri. O martelo tem a característica maravilhosa de, quando lançado contra um inimigo, retornar, como um bumerangue, à mão de Thor. É a única arma usada por Thor. Mjollnir é um símbolo de destruição, como maça usada na guerra, mas é também um símbolo de fertilidade.

MODI: Filho de Thor e da giganta Jarnsaxa. Ele e seu irmão Magni herdarão Mjollnir, o martelo de Thor, após o Ragnarok.

MUNINN (Memória): Um dos dois corvos de Odin - o outro é Huginn (Pensamento, Entendimento). Os corvos voam pelos nove mundos e, ao voltar, dizem no ouvido de Odin tudo o que viram e ouviram.

MUSPELHEIM: Reino de fogo situado ao sul. Do seu encontro com o gelo de Niflheim, situado ao norte, é que resultou na criação da vida no começo dos tempos.

NIDAVELLIR: Terra dos anões. Situada em Midgard.

NIDHOGG: Dragão que roi a raiz de Yggdrasill que mergulha em Niflheim. Quando o dragão começa a prejudicar a árvore, a águia, que fica no topo desta, desce voando e ataca o dragão. Enquanto Nidhogg lambe as feridas para curá-las, Yggdrasill tem tempo de se recuperar-se - e aí começa um novo ciclo.

NIFLHEIM: O terceiro nível do universo concebido pelos povos nórdicos. Os três níveis são: Asgard, o reino dos deuses; Midgard, o reino dos homens; e Niflheim, o mundo dos mortos. Niflheim é o lugar para onde vão todos os que não são mortos em batalha.

POÇO DE URD: Poço que fica situado junto à raiz de Yggdrasill que mergulha em Asgard. Ele é guardado pelas Nornas e junto a ele os deuses se reunem todos os dias em conselho.

RAGNAROK (O Crepúsculo dos Deuses): É o final dos tempos, quando haverá a grande luta final entre o Bem e o Mal, na grande planície de Vigrid. O primeiro grande sinal da aproximação do Ragnarok é a morte de Balder. Na época fatal, a terra tremerá, Loki e Fenrir libertar-se-ão das correntes que os prendem e, com seus aliados, começarão a grande devastação. Heimdall soará sua grande trompa Gjall, convocando os deuses para a grande batalha. Odin reunirá os deuses e os Einherjar, os heróis mortos em batalha e que esperam em Valhalla por esse dia para lutar ao lado dos deuses. Ragnarok será o fim do mundo dos deuses e dos homens. Depois, haverá um renascimento.

RATATOSK: Nome do esquilo que corre para cima e para baixo ao longo da raiz de Yggdrasill que mergulha em Niflheim. Ele leva insultos do dragão Nidhogg para a águia que fica no alto da árvore.

RINGHORN: É o grande navio do deus Balder. Dentro dele é colocada a pira que consome o corpo do deus depois que este é morto pelas maquinações de Loki.

SESSRUMIR: Nome do palácio da deusa Freyja em Asgard.

SIEGFRIED: Na saga dos Nibelungos, é o filho de Siegmund e de Sieglinde. Grande herói que restaura Nottung, a espada de seu pai, mata o dragão Fafner e conquista a Valquíria Brünnhilde. Siegfried é morto, pelas costas, por Hagen.

SIEGMUND: Na saga dos Nibelungos, é um Wälsung, descende de Odin. Grande guerreiro que brandia a espada mágica Nottung. Antes de morrer, Sigmund enfrenta Odin (sem saber que era ele) e quebra Nottung contra a lança do deus. Sigmund pede que os pedaços da espada sejam guardados para que seu filho um dia restaure-a. O nome do filho é Siegfried.

SINDRI: Palácio que surgirá com o renascimento após o Ragnarok.

SKIDBLADNIR: Gigantesco navio pertencente ao deus Freyr que tinha a peculiar característica de poder ser dobrado e guardado no bolso.

SKOLL: Lobo que persegue o sol e que, no Ragnarok, consegue finalmente alcançá-lo e devorá-lo.

SLEIPNIR: Cavalo de oito pernas, cria de Loki. Loki deu-o de presente a Odin que, desde então, cavalga pelos céus montado nesse veloz ginete.

SURT: Gigante de fogo que guarda Muspelheim. Em Ragnarok, Surt tocará fogo nos nove mundos.

SVARTALFHEIM: Reino dos Elfos Escuros. Fica situado em Midgard.

TANNGNOST E TANNGRISNI: Os dois bodes que puxam a carruagem de Thor.

UTGARD: Cidadela principal de Jotunheim. É governada pelo gigante Utgard-Loki.

UTGARD-LOKI: Gigante rei de Utgard. É um mestre da magia e da ilusão. Ele consegue enganar Thor quando este visita Jotunheim.

VALASKJALF: Nome do palácio de Odin em Asgard.

VALHALLA: Grande palácio em Asgard onde os Einherjar (os guerreiros mortos em batalha e para lá levados pelas Valquírias) esperam a chegada do Ragnarok. Enquanto eles esperam, os Einherjar passam os dias em justas entre si e as noites banqueteando-se no grande salão, supervisionados pelo próprio Odin. Valhalla é descrito como o palácio mais maravilhosa de toda Asgard.

VANAHEIM: O reino da raça de deuses Vanir em Asgard.

VANIR: Raça de deuses da fertilidade que, depois de vencidos em uma grande batalha com os Aesir, foram incorporados a esses.

VIGRID: Grande planície em Asgard onde acontecerá a grande batalha final entre o Bem e o Mal.

VIKINGS: Povo guerreiro originário da Noruega e da Dinamarca (depois espalhado para a Suécia e a Islândia). Grandes aventureiros e exímios navegadores, durante os séculos VIII e X os Vikings foram o terror da Europa, cujas costas eles pilharam. Eles chamavam a si próprios "Povo de Thor." Mas os Vikings não pilhavam apenas, eles formaram colônias permanentes na Islândia, na França, na Escócia e na Inglaterra. A cidade de York, no norte da Inglaterra, foi fundada pelos Vikings; na época, com o nome de Jorvik. Hoje está provado que os Vikings estiveram na América do Norte 500 anos antes de Cristóvão Colombo.

YGGDRASILL: Grande árvore que serve de eixo entre os três níveis do universo concebido pelos povos nórdicos. A árvore tem três raizes. Uma delas mergulha em Asgard, a terra dos deuses; a segunda mergulha em Midgard, a terra dos homens; e a terceira mergulha em Niflheim, o mundo dos mortos. No final do Ragnarok, Yggdrasill abrir-se-á e, de dentro dela, surgirão um homen, Lif, e uma mulher, Lifthrasir, que repovoarão a Terra. Yggdrasill é um elo de ligação entre os mundos.

YMIR: Gigante de gelo que surgiu no começo dos tempos. Ele surgiu do encontro do gelo do norte com o fogo do sul, no abismo chamado Ginnungagap. Ymir foi o primeiro ser vivo, juntamente com a vaca Audumla. Mais tarde, os irmãos Odin, Vili e Ve matam Ymir e, do seu corpo, eles criam os nove mundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário